![]() |
MARIA GOMES, PRIMEIRA REITORA DO RN EM 1973 |
Há quem vislumbre em meus despretensiosos artigos um acentuado e arraigado APODIENSISMO. A verdade, é que todos os fatos históricos veiculados foram garimpados em documentos oficiais irrefutáveis, tais como Inventários, Livros de Nascimento e de Óbitos do Primeiro Cartório Judiciário de Apodi, livros de Assentos de Batizados e casamentos da Igreja-Matriz de São João Batista e N. Sra. da Conceição da Paróquia de Apodi. No contexto da história potiguar, a cidade e o município de Apodi é a que reúne o maior manancial de documentos oficiais,com fatos denotativos que vem desde os primórdios da famosa "GUERRA DOS BÁRBAROS", constituindo com o Assu os epicentros principais dos embates indígenas com o famoso "Terço dos Paulistas", comandado pelos célebres sertanistas Manoel Álvares de Morais Navarro e Domingos Jorge Velho. O venerando Apodi exerce um papel tão relevante neste Brasil velho de Mãe Preta e Pai João, que até o renomado filólogo Mestre Aurélio Buarque de holanda introduziu em seu famoso "Dicionário Aurélio" o neologismo APODÍTICO, que, ao meu ver,e à luz do meu inexpugnável APODIENSISMO, tem muito a ver com o nosso amado e nunca esquecido município Apodi. Segundo o Mestre Aurélio Buarque de Holanda, o sinônimo APODÍTICO significa EVIDENTE, IRRECUSÁVEL. É evidente e irrefutável que em Apodi temos os melhores tipos de solos do mundo: Areia,Argila,Arenoargiloso e Aluvião. É evidente e irrefutável que temos o povo mais hospitaleiro do nordeste brasileiro. É evidente que no contexto do RN Apodi é a única cidade onde até os animais irracionais são banhados com água minerálica, oriunda de poços tubulares encravados no sopé e no cimo da serra do Apodi. É evidente e irrefutável que Apodi é o maior produtor do conhecido arroz-vermelho no RN. É evidente e irrefutável que a PRIMEIRA REITORA DO BRASIL foi a intelectual Apodiense MARIA GOMES DE OLIVEIRA, sobre quem traçaremos a biografia, esposado em texto reproduzido do renomado Portal Apodiense OESTENEWS, escrito e dirigido pelo profícuo historiador JOÃO MARIA DAS CHAGAS - o conhecido e muito estimado JOTA MARIA, a quem tributo minha lídima estima e distinto apreço.
A magnânima intelectual MARIA GOMES DE OLIVEIRA nasceu em Apodi, na Rua São João Batista, a 30 de Novembro de 1928, no imóvel residencial de sua genitora, a hoteleira ANÁLIA GOMES DE OLIVEIRA, dona do único hotel do Apodi durante cerca de 40 anos. Coincidentemente, cerca de 20 anos após D. Anália fixar residência em Mossoró, o seu antigo hotel passou a pertencer a outra ANÁLIA, oriunda da cidade de Janduís, que por sua vez é mãe de Zé Lopes,Pedro Lopes, Joaquim, nego Cícero e outros. MARIA GOMES nasceu de um relacionamento amoroso de Anália com o Ex-Prefeito de Apodi Sebastião Sizenando Sena e Silva, que comandou os destinos político e administrativo do Apodi,como prefeito nomeado, no período de 26 de Setembro de 1932 a 09 de Janeiro de 1933, tendo sido substituído pelo célebre chefe de cangaceiros Benedito Dantas Saldanha, de truculenta memória. A notável Apodiense iniciou seus primeiros estudos na terra onde nasceu, cursando o curso primário no Grupo Escolar "Ferreira Pinto". Como na época em que atingiu a juventude não existia o curso ginasial em Apodi, mudou sua residência para Mossoró, onde instalou-se no casarão senhorial do seu parente Tabelião Público e advogado provisionado PHILÁSTRIO LOPES CORRÊIA PINTO, pai do fazendeiro Toinho de Filástrio e tio paterno do saudoso e eficiente Professor e intelectual ROBSON LOPES. Fez o curso ginasial e o 2º Grau em Mossoró, na famosa Escola Normal, onde concluiu o prestigioso Curso do Magistério. Através do Reverendo Bispo de Mossoró d. João Batista Portocarrero Costa - Dom Costa (07.06.1904/06.01.1959) ganhou uma bolsa de estudo para fazer o Curso de Serviço Social na UFRN. Ao concluir o Curso, retornou para Mossoró, onde desenvolveu várias atividades, destacando-se como fundadora do SESI e do SENAI. Foi a primeira Secretária de Educação do município de Mossoró, na gestão do Prefeito Raimundo Soares de Souza, no período de 1963 a 1969, que lhe conferiu o título de cidadã Mossoroense. Participou, juntamente com o renomado Prof. João Batista Cascudo Rodrigues, da criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN , atual UERN, e da criação e fundação da Faculdade de Serviço Social de Mossoró - FASSO, ocupando o honorável cargo de Diretora durante 08 anos. Foi Secretária de Educação do município de Natal, na gestão do Prof. Vauban Bezerra de Farias, que lhe conferiu o título de cidadã Natalense.
Concorreu ao processo de seleção para o Corpo Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, onde trabalhou no CRUTAC. Recebeu o título de "AMIGA DA MARINHA DO BRASIL". Em 1973 participou da lista tríplice, sendo nomeada Reitora da FURRN pelo Prefeito Antonio Rodrigues de Carvalho, tendo merecido destaque na imprensa nacional como a PRIMEIRA REITORA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL, no período de 1973 a 1977. Resta a indagação: Quando é que esta intelectual Apodiense irá receber a merecida homenagem de seus conterrâneos, por iniciativa da Sra. prefeita Municipal Gorete Pinto, que por sinal é parente próxima da ilustre Apodiense?.
Por Marcos Pinto.
Site da foto: http://clenildommemorial.com.br/memorial/pessoal.php?id=230
Nenhum comentário:
Postar um comentário