quinta-feira, 24 de março de 2011

O QUE É STRESS?

Stress - O que é?

Stress é uma palavra muito presente no cotidiano do brasileiro, mas você sabe o que é o stress (ou estresse)?O termo stress, originalmente do inglês (em português é estresse), deriva do latim stringere e significa apertar, cerrar, comprimir (Houaiss et al, 2001), seu conceito foi primeiramente descrito por Hans Seyle, em 1956, que o definiu como sendo, essencialmente, o grau de desgaste total causado pela vida.

Contudo, no século XVII, o termo foi utilizado por Robert Hooke, no campo da Física, para designar uma pesada carga que afeta uma determinada estrutura física.
O dicionário Aurélio nos diz que o stress é: “o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase” (equilíbrio).
stress não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão.
Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.
O prejuízo acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação físico e emocional.
Veja outros tópicos sobre stress:

Nenhum comentário: