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domingo, 28 de agosto de 2011

OS INDÍGENAS DO APODI E A OPRESSÃO BRANCA. (I).


      
      Saga  de   verdadeiro  genocídio, em que  a  indiada  tapuia  paiacu  bramiu  o  arco, a  borduna  e  o  tacape   contra   a  pólvora e  o  aço  viril  do  elemento  branco, usurpador  dos  territórios  por  eles ocupado  há  séculos.  No começo, leis  patriarcais  davam como  legado  de  honra  aos  fidalgos  colonizadores  o sacrifício  da  liberdade  nativa.  O  silvícola  era  o  homem  "res", ou    o
espécime  de  evoluído  primata.  Na visão  do  povoador, o  indígena  nada  possuía  de humano, a  não  ser  a  conformação  física   de
membros  ou  a  expressão  rudimentar  da  palavra.  Daí, a  origem  do  entrevero  entre  o  PADRE  PHILIPE  BOUREL  e  os  curraleiros,
que  não  respeitavam  os  princípios  cristãos  empregados  como  fator  de  catequização.  Na  concepção  tacanha  e  autoritária  da  gente
branca, o índio  podia  ser  trocado  ou  vendido; podia  ser  negociado  como  um  simples  animal, cujo valor  estaria  condicionado  à  sua
capacidade  de  produzir.  Podia ser morto  ao  talante  do senhor  que  o  detinha  sob  sua  posse, sem  que  para  isso  houvesse  a  me-
diação  da  justiça.  Essa  situação  aos  poucos  se  modificou.  De sofrido a  indignado  o  índio  passou  a  inconformado  e  rebelde, o que
desencadeou  violenta  reação  sob  forma  de  vindita, culminando  nos  grandes  embates  verificados nas  margens da lagoa  do  Apodi, no ano de  1698, e  na  violenta  refrega  ocorrida  na  margem  da  lagoa  do  "Apanha-Peixe", em que  tombaram  mortos  os  irmãos  JOÃO  NOGUEIRA  e  BALTHAZAR  NOGUEIRA, fato  histórico  conflagrado  no  dia  17 de  Novembro  de  1688.  Estes mesmos  índios  foram  conduzidos no  dia  12  de  junho  de  1761, sob  forte  escolta  militar  comandada  pelo  Dr. Miguel  Carlos  de  Pina  Castelo  Branco, então Juiz  de  fora  de  Olinda-PE, para  serem  aldeados   na  então  Serra  dos Dormentes, depois  denominada  de  Serra  de  Portalegre,por  este  Juiz.  Em  1822,  essa  mesma  indiada  revoltou-se  e  desencadeou  violenta  correria  que  terminou  com  várias mortes  de  expressivas  figuras  militares  da  serra  de  Portalegre.
                    Em todos  estes  embates, resta  configurado  que  a  nação  indígena  fugia  aos  rigores  do  baraço, escondendo-se  nas
brenhas  e  nos  socavões  inacessíveis  da  serra. Sobrevivia  ou  sucumbia  atropelado  pelas  perseguições, ou  castigado  pelas  enfermidades.  Restava  a  notícia, a  informação  a  correr  de  grupo  em grupo, a  denunciar  o  flagelo  branco.  Morrer, então, debaixo  do  
cutelo   escravizante  ou  morrer  premido  pelo  rigor  das  matas, nenhuma  diferença  fazia  em termos de  extermínio. Em  1637  tivemos 
revolta  dos  nativos  do  Ceará, que  mantinham  estreitos  vínculos de  amizade  e  parentesco  com  os  tapuias  paiacus do Apodi. Revoltaram-se  contra  os  portugueses  e  aliaram-se  aos  invasores  holandeses, entregando-lhes  nos  pulsos  as  algemas  da  espoliação.
                      Nos  primeiros  momentos  do  expurgo, favorecidos  pelo  despreparo  da  comunidade  indígena, o  poderio  branco  fun-
cionou  como  se  fosse  um  rolo  compressor, esmagando  e  aplainando  os  espaços  onde  deveria  se  fixar  a  nossa  civilização.  O
índio  então  resistiu. Primeiro, isoladamente, e  depois  sob  a  égide  de  uma  fortificada  aliança  com  os  índios  do  Assú  e  do Ceará, passando  a  espalhar  o  terror, sem  reservas  de  preferências  e s em  limitações  de  ódio.  
                      Em  1686, ou  porque se  subestimasse  o  poderio  indígena, concentrado  nas  regiões  do  baixo  Jaguaribe, com  reflexo
nas  ribeiras  do  Assú  e  Apodi, ou  porque o  receio da  invasão  à  sede  da  Capitania  riograndense  tinha  impulsos  de  violência,de-
cidiu  o  Capitão-Mór  do  Rio  Grande  a fazer  guerra  contra  os  tapuias  paiacus  que  habitavam a  ribeira  do  Assú.  No  cometimento
dessa  expressão  de  força  residiu  a  explosão  do grande  conflito.  Partiu  o  Capitão  Soares  de Abreu  em  busca  da  região  indica-
da, levando  consigo  um  contingente  de  120  ordenanças e  índios  da  aldeia  do  Camarão (Natal).  Chega  ao  ponto  predeterminado.  Flanqueia a  Ribeira  do  Assú, tentando  com  essa  estratégia  alcançar  os  sucessos  imaginados, porém,nada encontra  além  da  desoladora  exposição de  terror. Tudo estava  devorado  pelo  fogo. Somente  ossadas  humanas tinha  subsistido
à  fúria  selvagem.  SOARES  mandou  dar  sepultura  às  ossadas  e  prosseguiu  em busca  do  Apodi, onde  a  fortaleza  selvagem  tinha  instaladas  suas  bases  hostís.  Em  Apodi  travou-se  fragorosa  luta  durante  a  qual  se  escoou  um  período de  quatro meses,
apresentando  contra  os  nativos  apenas  baixas  que  não  correspondiam  as  ataques.
                       SOARES  DE  ABREU  é  substituído  por  Manuel  da  Silva  Vieira, e   a  situação se  modifica  em favor  do  gentio  indígena, que  após  infligir-lhe  fragorosa  derrota, obrigou-o  a  refugiar-se  nos  esteios  da  Casa  Forte. (FONTE:  "A  GUERRA  NOS  PALMARES" - Ernesto  Enes -  Coleção  Brasiliana).

Texto. Marcos Pinto.
Gravura. Internet.

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