sexta-feira, 29 de abril de 2011

CURIOSIDADES "Meteoros"


Os meteoros são corpos provenientes do espaço que bombardeiam a Terra, atingindo nossa atmosfera com velocidades elevadas. As massas desses corpos podem variar de alguns gramas até várias toneladas.

Ao passarem pela atmosfera, a grande força de resistência oposta pelo ar provoca uma enorme elevação de temperatura nos meteoros, tornando-os incandescentes.

Os meteoros de tamanho médio sofrem v  vaporização de grande parte de sua massa, atingindo a superfície da Terra com velocidade e tamanhos reduzidos, não chegando a provocar danos. Os de tamanho reduzido, que são os mais numerosos, evaporam-se totalmente e não alcançam a superfície da Terra. Os de grande porte, muito raros, podem colidir com a Terra dando origem a enormes crateras.

Acredita-se que a cratera do Meteoro, situada no Estado do Arizona, EUA, tenha sido formada pelo impacto de um grande meteoro há cerca de 50.000 anos. A cratera tem uma profundidade de 180 m e diâmetro de 1.220 m; as encostas de sua circunferência elevam-se a 46 m acima da planície circundante. 

Nenhum comentário: