sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

FOTOS DE ALGUNS ARTEFATOS LÍTICOS ENCONTRADOS EM VÁRIOS LOCAIS DO BRASIL E DO MUNDO

 Eis algumas fotos dos muitos ARTEFATOS, e também, das muitas FERRAMENTAS  e ARMAS de PEDRA POLIDA e PEDRA LASCADA que outrora foram "fabricados" e "utilizados"pelos antigos habitantes do BRASIL,  e também, em outras partes do mundo.                                                                               
http://www.ancomarcio.com/site/scripts/foto.php?id_foto=21571
Estes artefatos de PEDRA POLIDA e de PEDRA LASCADA,  foram confeccionados há centenas e também, há milhares de anos atrás, por povos primitivos ( ancestrais dos índios atuais ).
Objetos - paleolítico
Furadores, Facas, Pontas de Flecha e de Lança, Contas de Colar, etc
http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1178552636_001.jpg
Mão-de-pilão e Pilão de PEDRA POLIDA
                                                                         
 As principais rochas utilizados para a "confecção" dos artefatos de PEDRA POLIDA e LASCADA foram:

Machadinhas em pedra polida, para usos diversos; ao centro, a ritualística semi-lunar

GRANITO, RIOLITO, BASALTO, GRANODIORITO, FELDSPATO, ARENITO SILICIFICADO  QUARTZO, QUARTZO HIALINO, CALCEDÔNIA, SÍLEX, AMAZONITA, OBSIDIANA,Etc.

     De acordo com às minhas observações estes tipos de rochas acima citados, foram utilizados principalmente na fabricação de:

. MACHADOS, MÃOS-DE-PILÃO, BATEDORES, MÓS, PILÕES, ENXÓS, PONTAS DE FLECHA e de LANÇA, PINGENTES, CONTAS DE COLAR, RASPADORES, FURADORES, BURIL, LESMAS, ALISADORES, BOLEADEIRAS, BALAS DE FUNDA, ETC.

Uma variedade de instrumentos de pedra polida e lascada                                                                                                               http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTOkcAOOyHdqJFp8X4a0_mpzi5Li2OJqW2gTLNfycMT-8nwAeYiFQ
Prato de Pedra Polida

COLEÇÃO DE ARTEFATOS LÍTICOS ( Tecnologia Lítica )

Esta coleção de Artefatos Líticos (abaixo) encontra-se no município de Carnaúba dos Dantas, e pertence a um morador local.
A mesma é composta por vários tipos de artefatos de "pedra polida" e de "seixos utilizados" ( Machados, Mãos-de-pilão, Mós, Batedores, etc ) . Tais "Artefatos",  foram  utilizados  por povos primitivos ( ancestrais dos índios atuais ) que habitaram Carnaúba dos Dantas e cercanias há pelo menos 10 000 anos AP ( Antes do Presente ).



                                                                                   
Obs. A coleção é composta por ARTEFATOS DE PEDRA POLIDA e de SEIXOS UTILIZADOS. Com exceção de "duas" peças, o restante foi todo encontrado no município de Carnaúba dos Dantas.


FONTE: Dean Carvalho
FOTOS: Getúlio Moura
FONTE, FOTOS e TEXTO : Dean Carvalho
FONTE e FOTOS: Raimundo Primeiro/Carloto Júnior/Wikipédia/Portal do Professor

Extraído do blog: EXPLORADORES DO SERTÃO

3 comentários:

Marcos pinto disse...

O acervo de artefatos de pedra polida da pesquisadora Apodiense LUCINHA TAVARES supera este acervo em qualidade e quantidade das peças de origem indígena e do homem Pré-Colombiano. Material que comporá o CENTRO HISTÓRICO, CULTURAL E ANTROPOLÓGICO TAPUIAS PAIACUS DA LAGOA DO APODI.(CHCATPLA).Colabore com o resgate da história dos índios do Apodi,doando peças e artefatos de origem Tapuias Paiacus.

Chico de Criciuma disse...

Somente um profissional pode tocar nos artefatos pois a cena aonde sao achados contam uma historia, a posiçao dos artefatos, a profundidade, o ambiente, etc.. tudo deve ser registrado pois nos conta segredos do passado que uma pessoa normal nao vai saber interpretar.

Unknown disse...

Encontrei uma pedra muito rara na terra com formato de machadinha,e uma peça histórica da antiguidade,acredito que pertenceu nossos ancestrais os índios que hábitou aqui em nosso solo brasileiro, a milhares de anos moro em Ubiratã Paraná,meu contato e 4499036431